Em defesa da democracia e da constituição! (8/fev)

03 de fevereiro de 2026

A Fenprof apela a todos os educadores, professores e investigadores para que participem ativamente, na segunda volta das eleições presidenciais. Importa rejeitar o projeto que periga os direitos individuais e coletivos dos trabalhadores, afirmando a vontade de cumprimento e defesa da Constituição da República Portuguesa (CRP). Assim, no dia 8 de fevereiro, é preciso votar pela Democracia, pela Constituição e pelos direitos.

Na segunda volta das eleições presidenciais (8/fev), confrontam-se duas candidaturas portadoras de projetos claramente distintos para o futuro da Democracia e para a salvaguarda da CRP. Estando em causa valores fundamentais do regime democrático, postos em risco por uma das candidaturas, impõe-se que todos os democratas, independentemente do grau de afinidade ou simpatia política com a candidatura preconizada por António José Seguro, se mobilizem para derrotar um projeto antidemocrático, reacionário e retrógrado. 

A Fenprof saúda todos os educadores, professores e investigadores que exerceram o seu direito de voto na primeira volta das eleições presidenciais, cujos resultados traduziram preocupações profundas de quem trabalha e vive em Portugal, confirmaram o crescente descontentamento de amplos setores da população e evidenciaram a derrota do candidato apoiado pelos partidos que sustentam o governo. É neste quadro que se reforça a necessidade de intensificar o esclarecimento em torno da revisão do Estatuto da Carreira Docente, na defesa intransigente da Escola Pública, e na mobilização contra o pacote laboral.