Protesto Nacional contra a Precariedade | 27 de março | Inscrições |

Partilha

20 de março de 2018

A Fenprof, a ABIC e a Federação Nacional de Trabalhadores em Funções Sociais decidiram estar chegado o tempo de materializar o protesto realizado em várias instituições de ensino superior nas regiões Centro, Sul e da Grande Lisboa num protesto nacional, envolvendo docentes do ensino superior, investigadores (não bolseiros e bolseiros) e trabalhadores não docentes e não investigadores.

Esta concentração terá lugar no dia 27 de Março (Terça-feira), pelas 14.30 horas, no Largo Camões, deslocando-se, seguidamente para a Residência Oficial do 1.º Ministro. A participação neste protesto é fundamental e a corajosa participação de muitas dezenas de docentes nas concentrações nas universidades é um bom indício de que se pode ir mais longe.

Revelar politicamente o nosso protesto é fundamental. Sair de entre muros é urgente.

A forma como o governo e as direções das universidades e politécnicos têm tratado a precariedade no ensino superior e na ciência é desumana e calculista. Beneficiar do trabalho de centenas de professores e investigadores a baixo custo, quando deviam proceder à sua integração em quadro envergonha a academia.

Esse comportamento tem levado a que o PREVPAP seja praticamente letra morta sem, ilegalmente, produzir os efeitos que a lei estabelece. Se é verdade que uma boa parte dos professores convidados são-no assim por seu próprio interesse, é também verdade que muitos foram forçados a um contrato em tempo parcial, salarialmente desvalorizado e, em muitos casos, com a imposição de horários que ultrapassam os limites mais elevados dos estatutos de carreira.

É preciso sacudir a pressão, dizer que as coisas não podem continuar assim, protestar, exigir mais estabilidade profissional, melhores condições de trabalho, desde logo com a aplicação de horários legais e justos e a abertura de concursos.

TRANSPORTE - locais de saída:

  • Braga – Rotunda da UMinho – 8 horas
  • Porto – Praça Velasquez – 9 horas
  • Vila Real – Lidl (junto à UTAD) – 8 horas

Anexos

Pré-aviso de greve para justificar faltas em 27 de março

Tags