QUEM TEM MEDO DE VIRGINA WOOLF?

Partilha

 QUEM TEM MEDO DE VIRGINA WOOLF?


Obra-prima da dramaturgia contemporânea (Edward Albee, 1962), o texto de Quem Tem Medo de Virginia Woolf? é considerado a quinta-essência do teatro "realista" - celebrizado num filme de Mike Nichols (com Elizabeth Taylor e Richard Burton), alcançou um feito único na história de Hollywood, sendo nomeado para todas as categorias dos Oscares.

Em Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, o público é convidado para a sala de estar de George e Martha, onde, numa proximidade perturbante, assiste a um intenso ritual de mortificação mútua e de desagregação progressiva das convenções matrimoniais - "O inferno pode ser uma sala de estar confortável e um casal insatisfeito", disse Albee sobre este texto aterrador e comovente, onde as personagens vão "descascando", impiedosamente e até à medula, as múltiplas camadas de mentira e ilusão que envolvem as suas vidas conjugais.

Com Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, a Academia Contemporânea de Espectáculo / Teatro do Bolhão inicia um ciclo de espectáculos com base em textos de pendor realista, que pela sua complexidade se constituem como desafios paradigmáticos para o trabalho dos intérpretes - seguem-se A Noite da Iguana (Tenessee Williams), A Pele de Elisa (C. Fréchette) e Vigília (Lars Noreen). O ciclo caracteriza-se pela forte relação de intimidade e empatia que os espectáculos propõem ao público, tornando-o cúmplice dos jogos emocionais e psicológicos que sustentam as personagens.

Sob a direcção de João Paulo Costa, e com um notável elenco que inclui António Capelo, Glória Férias, Mário Santos e Sandra Salomé, Quem Tem Medo de Virginia Woolf? estará em cena no auditório da Academia Contemporânea de Espectáculos (Praça Coronel Pacheco, nº 1 - Porto), até 24 de Outubro: de quarta-feira a sábado, às 21h30; domingo, às 16h.

 

Informações e reservas:

222 089 007 (telf.), 222 080 052 (fax) ou teatrodobolhao@ace-tb.com