Reflexão e Luta


O dia 13 surge como mais um dia na intensa luta que os professores e educadores portugueses estão a desenvolver.
Sendo, claro, um momento de Luta é também um espaço e um tempo para a discussão e a reflexão: é nossa intenção, com a dinamização deste dia, que os professores de cada escola / agrupamento possam encontrar as melhores soluções para se encontrarem e discutirem.

Havendo uma proposta de Ordem de Trabalhos, não há indicações fechadas e cada grupo deverá conduzir a reunião da forma que entender mais adequada.
Seria importante, no entanto, que fosse possível discutir alguns assuntos, nomeadamente:

Avaliação do desempenho: ponto da situação em cada escola e tomada de posição no sentido de manter ou decidir suspender a aplicação do modelo de avaliação imposto pelo ME, designadamente no que respeita à entrega dos designados "objectivos individuais".

( Ler Perguntas sobre avaliação)

Greve Nacional de 19 de Janeiro: preparação da greve e de iniciativas de escola no sentido de mobilizar todos os professores para uma Greve que tem três grandes objectivos:

- protestar contra a prática de intimidação e ameaça adoptada pelo ME;

- exigir a suspensão do actual modelo de avaliaçãoe a adopção de uma solução transitória alternativa;

- exigir uma revisão positiva do ECD que garanta, entre outros objectivos, a eliminação da decisão da carreira, a substituição do modelo de avaliação, incluindo, a abolição das quotas, e a revogação da prova de ingresso.

É necessário reforçar muito este aspecto, pois, de facto, os níveis de adesão desta Greve serão muito importantes para o que se passar no processo de revisão. O ME espera para ver e os Professores terão de lhe dizer, de novo, o que pensam e o que querem da revisão do ECD.

Conteúdos negociais para a revisão do ECD: iniciando-se a 28 de Janeiro um novo processo de revisão do ECD, pretende-se ouvir a opinião dos professores sobre as alternativas a apresentar pelos Sindicatos, nomeadamente no que respeita à estrutura da carreira e à avaliação do desempenho.

Estratégia sindical para a negociação: pretende-se conhecer a posição dos professores sobre a estratégia a adoptar pelos Sindicatos durante o processo de revisão do ECD, designadamente se deverão ou não manter-se no processo de revisão (requerido pelas organizações sindicais) caso não seja garantida, antes das restantes matérias, a eliminação da divisão em categorias. É que esse é assunto que condiciona os restantes, pois não será indiferente negociar a revisão para uma carreira com ou sem categorias. Como poderão os Sindicatos apresentar propostas negociais se as categorias se mantiverem, excepto se entrarem na lógica da divisão de carreira?

Disponibilidade para prosseguir a luta: com as posições que o ME vem adoptando em relação aos professores e à Escola Pública, o prosseguimento da luta dos professores parece ser inevitável. É nesse sentido que se pretende auscultar os professores e educadores, não só sobre a sua disponibilidade, mas sobre as acções que consideram dever ser desenvolvidas, quer escola a escola, quer em iniciativas de âmbito nacional. Mas atenção, não basta ouvir o que dizem os mais activistas. Por exemplo, se for proposta a greve por tempo indeterminado, ou às avaliação, é preciso perguntar ao grande grupo o que pensam e se a fazem, sob pena de trazermos a opinião de alguns, de outros se calarem para não entrarem em discussão, e, depois, a posição não corresponder à que é a disponibilidade da maioria dos professores. É que uma acção falhada, nesta altura, seria muito complicado...