São três anos a destruir a imagem pública e a autoridade dos professores

A comunicação Social, depois da blogosfera, tem vindo a dar nota de um incidente ocorrido numa sala de aula da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto.

 

O Expresso on-line noticia que «uma Professora foi brutalizada, em plena aula, quando tentava tirar o telemóvel a uma aluna. Os restantes alunos assistiram e filmaram. O vídeo está no YouTube».

 

A este respeito, a Direcção do SPN salienta os seguintes aspectos:

 

1.       O que este vídeo mostra é algo que ocorre diariamente em muitas outras salas de aula das escolas portuguesas. O acesso a novos meios tecnológicos coloca novas questões, mas a questão central é esta: a Indisciplina e a violência são hoje realidades cada vez mais presentes nas nossas escolas. (ler Público)

 

2.       Como o SPN tem vindo a denunciar, as causas para estes fenómenos são múltiplas e variadas. Mas para o seu agravamento também contribuíram o discurso e a política da actual equipa do Ministério da Educação. A autoridade profissional dos professores é seriamente posta em causa quando, recorrentemente, se acusa toda uma classe de falta de profissionalismo. São 3 anos de desconsideração pública e de desrespeito pelos docentes. São 3 anos de degradação da imagem social dos professores. O desrespeito pelos professores e pelo seu trabalho leva à desvalorização da escola e da educação. E o resultado está à vista. Não basta o Ministério, através da Direcção Regional, mandar abrir um inquérito?

 

3.       São necessárias medidas urgentes que garantam aos docentes estabilidade e segurança no exercício da sua profissão. Para além de repostas políticas, sociais e económicas que melhorem a condições de vida dos portugueses, importa dotar as escolas de autonomia e de meios para adequar as condições de ensino e de aprendizagem às características específicas da sua população escolar ? desdobrando turmas, criando equipas multidisciplinares capazes de identificar situações problemáticas, analisar as suas causas e encontrar estratégias mais eficazes de intervenção e prevenção.

 

 

A Direcção do SPN reafirma publicamente a sua preocupação pelo aumento de situações de indisciplina e violência nas escolas e o seu apoio e solidariedade para com todos os educadores e professores que vivem momentos difíceis e que apenas querem exercer condignamente a sua profissão. 

 

Porto, 20 de Março de  2008

A Direcção do SPN

Partilha