29.º aniversário – Saudação do 29º ANIVERSÁRIO DO SPN

Partilha

29º ANIVERSÁRIO DO SPN

 SAUDAÇÃO

Na passagem de mais um ano na história de vida do SPN, saudamos todos os seus sócios, particularmente os que, há 29 anos, dinamizaram a sua criação e todos os que, de então para cá, com o seu trabalho e empenho, fizeram do SPN o maior sindicato de professores do Norte e o segundo maior do país. Nestes anos, percorremos um longo caminho, de tristezas e de alegrias, de derrotas mas também de vitórias, que é bom não esquecer nestes tempos sombrios, que não podemos enfrentar com desalento e desesperança.

Criado nos dias 17 e 18 de Novembro de 1982, por decisão de milhares de professores do Norte, o SPN cresceu como um espaço plural, aberto a perspectivas e sensibilidades diversas, e ancorado num projecto sindical que procura conjugar um sindicalismo combativo em torno de matérias socioprofissionais, com uma intervenção consistente ao nível do sistema educativo, contribuindo com a sua acção para o cumprimento do objectivo da democratização da educação.

Festejamos este aniversário desenvolvendo uma intensa actividade sindical de mobilização, para uma forte adesão dos professores à greve geral de 24 de Novembro, que junte a sua indignação à de todos os que, por essa Europa e por esse mundo fora, recusam a submissão da política à economia e a imposição de medidas regressivas que, ao invés de resolverem os problemas, os acentuarão. Não podemos caucionar com o nosso silêncio uma proposta de OE que representa o maior ataque às nossas condições de vida e de trabalho em 37 anos de democracia.

Festejamos também este aniversário promovendo um espaço de encontro e de convívio, amanhã, dia 18, no Porto [jantar precedido da apresentação do CD “Triângulo do Atlântico - Amor em Adjectivo”], com o que assinalamos simultaneamente a abertura das comemorações do 30º aniversário do SPN, que decorrerão durante um ano, com a realização de diversas iniciativas, num programa que culminará em 17/18 de Novembro de 2012. Estamos certos de que esse marco histórico constituirá um momento importante de afirmação do Sindicato e das suas causas, reforçando o SPN como a força e a vontade dos professores do Norte.  

Pela Direcção

Manuela Mendonça

Coordenadora