Sessão de abertura

O 7.º Congresso dos Professores do Norte decorreu em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, sob o lema Escola Democrática: Pública, Solidária, Para Todos.

Depois da agitação da chegada e acreditação dos delegados, convidados e órgãos de comunicação social, a sessão de abertura foi preenchida com intervenções da presidente da Mesa da Assembleia-Geral do SPN (Ana Brito Jorge), da vereadora do Pelouro da Educação da Câmara de Guimarães (Francisca Abreu) e do coordenador do SPN (Abel Macedo).

Ana Brito Jorge abriu os trabalhos com uma mensagem de emoção, “pela evocação dos que participaram na caminhada do SPN desde a sua criação”; de incentivo, necessário “porque os tempos são depressivos e duros”; de confiança “porque o nosso caminho sempre foi feito da reinvenção de energias para o combate”.

Francisca Abreu, por seu lado, saudou a realização do congresso em Guimarães, dando as boas vindas à cidade onde nasceu Portugal e futura Capital Europeia da Cultura. Destacando que os tempos são difíceis, mas também de esperança, a vereadora-professora realçou a importância da construção de uma escola democrática.

A concluir a sessão de abertura, Abel Macedo centrou a sua intervenção no lançamento dos principais temas a debater no congresso. / AB

Tags

Partilha