SPN recebido pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga

Partilha

Os mega-agrupamentos foram o motivo da reunião entre o Sindicato dos Professores do Norte e a Câmara Municipal de Braga e que ocorreu no passado dia 20 de dezembro. A delegação do SPN foi recebida pela Drª Palmira Maciel que assumiu uma posição muito crítica relativamente à forma como todo este processo tem vindo a ser conduzido por parte da DREN e MEC, afirmando que a posição da autarquia, das direcções das escolas e dos Conselhos Gerais do concelho de Braga foi simplesmente ignorada. Independentemente da DREN ter apresentado a situação actual como um facto consumado, a Vereadora Palmira Maciel anunciou ser intenção da Câmara Municipal de Braga manter a contestação à imposição de megaagrupamentos no concelho, com a agravante de estar sustentada em medidas meramente economicistas. O SPN deu conta da sua total discordância quanto à constituição de mega-agrupamentos, por entender que desvirtua o sentido de comunidade educativa, transformando as escolas em espaços mais desumanizados e com pouca margem para a realização pessoal e educativa das crianças e jovens que as frequentam.

Nesta reunião o SPN fez entrega à Vereadora da Câmara Municipal de Braga de uma cópia do estudo por si realizado nos mega-agrupamentos já constituídos, e vários outros documentos, que reflectem os vários problemas decorrentes destas “unidades orgânicas”.

O Sindicato dos Professores do Norte reafirmou junto da Câmara Municipal de Braga a sua intenção de manter a contestação junto do Ministério da Educação e Ciência, combatendo assim um modelo de reorganização da rede que, como já foi demonstrado, é contra o interesse das escolas e dos alunos.