2020 — Concurso: Professor bibliotecário
28 de junho de 2020
Concurso externo (até 10/jul)
No âmbito do procedimento de recrutamento de professores bibliotecários para o ano de 2020/2021 iniciado pela DGAE no passado dia 8 de Junho, e depois de uma fase de recrutamento interno entretanto terminada, decorre até ao próximo dia 10 de Julho a fase de concurso externo, de acordo com a calendarização constante desta nota informativa. Este processo de recrutamento externo tem lugar nos agrupamentos e escolas constantes desta lista, nos termos dos artigos 8.º a 11.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de Junho.
Nos termos da calendarização referida, a fase seguinte do processo, de indicação de docentes pelos agrupamentos e escolas, deverá ocorrer, na aplicação SIGRHE, de 13 a 17 de Julho.
8 de junho de 2020
Recrutamento de professores bibliotecários para 2020-2021
A DGAE disponibilizou no dia 8 de junho a nota informativa sobre o processo de designação de docentes para o exercício das funções de professor bibliotecário regulamentado na Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de Junho.
As necessidades são preenchidas prioritariamente através de um procedimento interno de designação, nos termos do artigo 5.º da referida Portaria, com esta a incidir sobre os docentes que, cumulativamente:
- sejam docentes de carreira de quadro de agrupamento de escolas ou de escola não agrupada ou outros docentes de carreira nele(a) colocados;
- possuam 4 pontos de formação académica ou contínua na área das bibliotecas escolares, de acordo com o Anexo II da citada Portaria n.º 192-A/2015;
- possuam 50 horas de formação académica ou contínua na área das TIC ou certificação de competências digitais;
- disponham de experiência profissional na área das bibliotecas escolares;
- manifestem interesse em desempenhar as funções de professor bibliotecário.
Caso haja mais do que um docente que reúna todos os requisitos supra, é designado o docente que possua a pontuação mais elevada, de acordo com o n.º 2 do artigo 11.º da mesma Portaria.
Sempre que se verifique que no AE/ENA não existe nenhum docente de carreira que satisfaça cumulativamente as condições acima identificadas, deverá ser aberto um procedimento de recrutamento externo, nos termos dos artigos 8.º a 11.º da mesma Portaria, obedecendo à calendarização seguinte:
Fases |
Prazos |
Indicação do n.º de docentes a recrutar por procedimento concursal externo – 1.ª fase (aplicação SIGRHE) |
De 18 a 24 de Junho |
Publicitação do procedimento concursal externo |
De 25 a 26 de Junho |
Procedimento concursal externo |
De 26 de Junho a 10 de Julho |
Indicação de docentes – 2.ª fase (aplicação SIGRHE) |
De 13 a 17 de Julho |