Professores bibliotecários – Concurso externo

Partilha

28 de junho de 2020

Concurso externo (até 10/jul)

No âmbito do procedimento de recrutamento de professores bibliotecários para o ano de 2020/2021 iniciado pela DGAE no passado dia 8 de Junho, e depois de uma fase de recrutamento interno entretanto terminada, decorre até ao próximo dia 10 de Julho a fase de concurso externo, de acordo com a calendarização constante desta nota informativa. Este processo de recrutamento externo tem lugar nos agrupamentos e escolas constantes desta lista, nos termos dos artigos 8.º a 11.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de Junho.

Nos termos da calendarização referida, a fase seguinte do processo, de indicação de docentes pelos agrupamentos e escolas, deverá ocorrer, na aplicação SIGRHE, de 13 a 17 de Julho.


8 de junho de 2020

Recrutamento de professores bibliotecários para 2020-2021

DGAE disponibilizou no dia 8 de junho a nota informativa sobre o processo de designação de docentes para o exercício das funções de professor bibliotecário regulamentado na Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de Junho.

As necessidades são preenchidas prioritariamente através de um procedimento interno de designação, nos termos do artigo 5.º da referida Portaria, com esta a incidir sobre os docentes que, cumulativamente:

  1. sejam docentes de carreira de quadro de agrupamento de escolas ou de escola não agrupada ou outros docentes de carreira nele(a) colocados;
  2. possuam 4 pontos de formação académica ou contínua na área das bibliotecas escolares, de acordo com o Anexo II da citada Portaria n.º 192-A/2015;
  3. possuam 50 horas de formação académica ou contínua na área das TIC ou certificação de competências digitais;
  4. disponham de experiência profissional na área das bibliotecas escolares;
  5. manifestem interesse em desempenhar as funções de professor bibliotecário.

Caso haja mais do que um docente que reúna todos os requisitos supra, é designado o docente que possua a pontuação mais elevada, de acordo com o n.º 2 do artigo 11.º da mesma Portaria.

Sempre que se verifique que no AE/ENA não existe nenhum docente de carreira que satisfaça cumulativamente as condições acima identificadas, deverá ser aberto um procedimento de recrutamento externo, nos termos dos artigos 8.º a 11.º da mesma Portaria, obedecendo à calendarização seguinte:

 

Fases

Prazos

Indicação do n.º de docentes a recrutar por procedimento concursal externo – 1.ª fase (aplicação SIGRHE)

De 18 a 24 de Junho

Publicitação do procedimento concursal externo

De 25 a 26 de Junho

Procedimento concursal externo

De 26 de Junho a 10 de Julho

Indicação de docentes – 2.ª fase (aplicação SIGRHE)

De 13 a 17 de Julho

 

Anexos

Designação de professores bibliotecários (esclarecimentos) – 2020/2021 Agrupamentos e escolas NI - Professores bibliotecários Portaria n.º 192-A/2015

Tags