36.º aniversário — Museu da Chapelaria e João da Silva Correia

Partilha

27 de novembro de 2018

Visita guiada ao Museu da Chapelaria e conversa sobre João da Silva Correia

O Núcleo de Aposentados do Sindicato dos Professores do Norte (Aveiro-Norte), levou a efeito, no dia 23 de novembro, em São João da Madeira, uma visita guiada ao Museu da Chapelaria, seguida de uma conversa em torno da vida e obra de João da Silva Correia, sanjoanense que deixou uma herança histórica e cultural rica e muito relevante para o concelho, vindo a ser escolhido como “patrono” de um dos três atuais Agrupamentos de Escolas.

A este evento, associado às comemorações do 36.º Aniversário do SPN, suceder-se-ão outras iniciativas dedicadas a “patronos" de escolas da área distrital Aveiro/Norte. Destacar-se-ão nomes que, como o de João da Silva Correia, direta ou indiretamente, tenham acrescentado substância ou memória às causas sociais, porque essas também conformam as do movimento sindical.

A conversa decorreu à volta de “Unhas Negras” — obra fundamental para conhecer as condições de vida dos chapeleiros, no início do século XX —,  foi iniciada pelas dirigentes do SPN, Manuela Silva e Fátima Guimarães, que deram a conhecer o sindicalismo docente desde as suas origens, anteriores ao 25 de Abril, com a ação dos Grupos de Estudo, até à construção da escola democrática e à fundação do SPN.

O prefácio da 3.ª edição de "Unhas Negras", da autoria do Dr. Renato Figueiredo — que dedicou uma atenção profunda ao estudo e revisão da obra de João da Silva Correia —, celebra a memória do autor, associando-a à luta do trabalho e foi o ponto de partida para o debate.

Foi noutros tempos, de uma gestão bem mais democrática das escolas, que Renato Figueiredo, enquanto diretor da biblioteca municipal, propôs que a então "escola secundária n.º 2" passasse a ter João da Silva Correia como seu patrono.

Nesses tempos, a proposta foi aprovada pelo conselho pedagógico — ainda não era o tempo dos diretores de escola…

À conversa seguiu-se outro momento igualmente participado e inspirado: Cantaram-se parabéns à volta do  bolo de aniversário; uma salva de palmas e muitos anos de vida... 


6 de novembro de 2018

Visita ao Museu da Chapelaria e conversa em torno da vida e obra de João da Silva Correia (23 de novembro de 2018)

O Núcleo de Aposentados do Sindicato dos Professores do Norte (Aveiro-Norte), em colaboração com o Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, vai promover uma visita guiada ao Museu da Chapelaria e uma conversa em torno da vida e obra de João da Silva Correia, cidadão sanjoanense que deixou uma herança histórica e cultural rica e relevantes para a cidade.

O evento, integrado nas comemorações do 36.º aniversário do SPN, realizar-se-á no dia 23 de novembro a partir das 21 horas e carece de inscrição para a visita guiada que pode ser feita através do telefone 256 833 017, ou do email sjmadeira@spn.pt