#FENPROFemtuacasa

Partilha

27 de março de 2020

Vídeos

 

Depoimento de Francisco Oliveira

Coordenador do SPM

Francisco Oliveira, coordenador do Sindicato dos Professores da Madeira, fala-nos do confinamento dos direitos dos trabalhadores e, particularmente, dos direitos dos professores e educadores de todo o país. Uma situação que hoje se sente, principalmente, em estabelecimentos de ensino do setor privado, mas que, no futuro, poderá ser uma realidade em todo o sistema. O Coordenador do SPM deixa claro, no entanto, que os profissionais da educação e do ensino poderão contar com a Fenprof.


Depoimento de Manuel Nobre

Presidente do SPZS

Manuel Nobre, Presidente do SPZS e membro do Secretariado Nacional da Fenprof, na sua declaração, dirigida a todos os docentes, alerta para a necessidade de nos mantermos unidos e solidários. A situação complexa e particular que estamos a viver justifica uma série de medidas que estão a ser tomadas, mas não é suportável num quadro de redução dos direitos dos trabalhadores, a qual não pode ser caminho que, infelizmente, em muitos casos começa a verificar-se. Manuel Nobre apela, ainda, a que esta necessária unidade se faça através do reforço da sindicalização, recurso importante num quadro em que sindicatos fortes são fundamentais para garantir a defesa dos trabalhadores que representam.


Depoimento de José Feliciano Costa

Presidente do SPGL

Na sua mensagem dirigida aos docentes e investigadores aborda três aspetos: a necessidade de um ministro que ouça os seus profissionais, que, perante a mais do que certa continuação de escolas fechadas, tenha uma mensagem que oriente, revele um plano, descanse professores, alunos e as suas famílias; um apelo à rápida evacuação dos nossos colegas em Timor que querem regressar ao seu país para junto das suas famílias, onde se sentem em segurança; o elogio ao serviço público, de que também o nosso serviço nacional de saúde é exemplo.


Depoimento de Anabela Sotaia

Coordenadora do SPRC

Estamos a passar um período complicado das nossas vidas e todo o cuidado é pouco. Anabela Sotaia deixa uma mensagem de confiança, mas também de apelo a todos os docentes para que não aligeirem a atenção sobre os seus direitos profissionais e de cidadania e alerta para a importância de agora, mais do que nunca, estar sindicalizado e procurar nos sindicatos da FENPROF todo o apoio de que necessitem.


Depoimento de Manuela Mendonça

Presidente do Conselho Nacional da Fenprof e Coordenadora do SPN

Manuela Mendonça aborda as complexas questões da gestão do sistema educativo num quadro complexo como o que estamos a viver. Presidente do Conselho Nacional da Fenprof e Coordenadora do SPN estabelece como prioritária a intervenção do Ministério da Educação, do ministro e da sua equipa, na definição das condições em que o futuro deste ano letivo se desenvolverá.


Textos

O Covid 19 e a conclusão dos cursos profissionais (Anabela Delgado)

A Educação Pré-escolar em tempo de Covid-19 (Júlia Vale)

Nós, docentes aposentados, não deixaremos de estar presentes na difícil luta política que se anuncia (Maria Helena Gonçalves)

AEC em tempo de COVID-19 (Albertina Pena)

Concursos para 2020-2021: ME arruma na gaveta o “combate decidido à precariedade” (Vitor Godinho)

Fenprof atenta a quaisquer atropelos aos direitos nas IPSS (Graça Sousa)