Greves distritais no Norte (17/jan a 8/fev)

SAUDAÇÃO DA DIREÇÃO DO SPN AOS EDUCADORES E PROFESSORES DO NORTE
A Direção do SPN saúda todos os educadores e professores, e especialmente os seus associados, pela admirável lição de unidade e determinação que constituiu a sua massiva participação nas greves nacionais com incidência distrital, que atingiram em todos os distritos da nossa região níveis de adesão superiores a 90%, reivindicando uma outra política que respeite e dignifique a Profissão Docente e defenda e valorize a Escola Pública.
A luta continua no próximo sábado, em Lisboa, numa manifestação que esperamos seja uma afirmação eloquente da nossa vontade inquebrantável de só pararmos quando as justas exigências dos professores forem satisfeitas.
Reiteramos a nossa inteira confiança nos educadores e professores para, através da ação sindical organizada, derrotar esta política educativa e exigir um novo rumo para a Educação em Portugal. A luta dos professores é imparável, a caminho do futuro.
P'la Coordenação do SPN

[Clicar no respetivo distrito.]

 


Porto (8/fev)

Porto atinge os 99%! (8/fev)

No último dia da greve distrital, a adesão atingiu os 99%! O dia começou em protesto à porta das escolas e desaguou na Avenida dos Aliados, onde milhares de educadores e professores do distrito do Porto exigiram #respeito e uma escola pública com qualidade.



[Clicar nas imagens.]

Ver reportagem fotográfica de HB


Ver todas as imagens

 

 


Vila Real (6/fev)

Mais de 800 docentes concentraram-se na Avenida Carvalho Araújo, em Vila Real, onde se registou uma adesão de 98% à greve por distritos. Francisco Gonçalves, da Coordenação do SPN e Secretário-adjunto da Fenprof e Sónia Rocha, da Coordenação do SPN e membro do Secretariado Nacional da Fenprof saudaram os educadores e os professores em luta.

6/fev: 98% de adesão à greve no distrito de Vila Real!


[Clicar nas imagens.]

Ver reportagem fotográfica de HB

 


  

  

  

  

 

Viana do Castelo (3/fev)

Em Viana do Castelo, a adesão à greve distrital ultrapassou os 97% com quase todas as escolas sem aulas e/ou encerradas. Na Praça do Município reuniram-se várias centenas de educadores e professores e de todo o distrito que estiveram em greve pela valorização da profissão docente!

Viana do Castelo — Grande dia de luta com 97% de adesão à greve!

[Clicar nas imagens.]


[Clicar nas imagens.]

Ver reportagem fotográfica de HB


  

  

  

    


20 de janeiro de 2023

Bragança (20/jan)

A primeira semana da greve por distritos terminou em Bragança em dia de reunião negocial e de protesto em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa. Mais uma vez, a resposta dos educadores e professores foi massiva, com a adesão a manter-se nos 90% e as concentrações realizadas em Bragança (Praça da Sé) e Mirandela (ES Mirandela com desfile para a Câmara Municipal) a reunirem centenas de docentes.

20/jan: Semana de greve termina em Bragança com forte adesão (90%)

[Clicar nas imagens.]

  

Praça da Sé (Bragança) — Todas as fotografias

  

EB Paulo Quintela (Bragança) — Todas as fotografias

  

ES Miranda do Douro — Todas as fotografias

ES Mirandela — Todas as fotografias

     

Junto à Câmara Municipal de Mirandela — Todas as fotografias


19 de janeiro de 2023

Braga (19/jan)

Os educadores e professores de Braga deram, esta quinta-feira, mais um fortíssimo sinal de força. Com uma adesão acima dos 90%, o dia de greve em Braga reuniucentenas de professores na EB de Lamaçães e no Conservatório de Música durante a manhã e, já durante a tarde, num desfile que foi do Palácio do Raio até à Arcada, juntos na sua exigência por #respeito pela luta dos professores e pelas suas reivindicações.

19/jan — Centenas de professores em greve concentram-se em Braga. Adesão continua nos 90%!

[Clicar nas imagens.]


[Clicar nas imagens.]

Ver reportagem fotográfica de HB


  

  

  

  



Conservatório de Música de Braga


18 de janeiro de 2023

19 de janeiro — BRAGA —, da parte manhã, sob o lema "Todos na Escola", os educadores e professores concentrar-se-ão nos seus locais de trabalho, com destaque para a EB Lamaçães (8h30). Da parte da tarde, às 14h30, sob o lema "Todos no Centro", realizar-se-á uma concentração de docentes em Braga, na Arcada, com desfile até à Câmara Municipal de Braga.

 


17 de janeiro de 2023

Aveiro (17/jan)

No segundo dia da greve por distritos, convocada por ASPL, Fenprof, Pró-Ordem, Sepleu, Sinape, Sindep, SIPE e Spliu, a adesão mantém-se nos 90%, com muitas escolas fechadas e sem aulas. Apesar da chuva e vento fortes, algumas centenas de professores concentraram-se desde manhã cedo à porta das escolas e depois na Praça Melo Freitas.

17/jan: Prossegue a luta dos professores - Greve em Aveiro com 90% de adesão

[Clicar nas imagens.]


[Clicar nas imagens.]

[

Ver reportagem fotográfica de HB


AE Esmoriz (encerrada)

EB23 Paços de Btrandão (forte adesão)

EB Canedo (encerrada)

EB Corga de Lobão (encerrada)

 

EB23 Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira de Almeida (Santa Maria da Feira)

  

 

ES Dr. Mário Sacramento e Praça Melo Freitas (Aveiro)

Artigo no site da Fenprof:

Prossegue a luta dos professores - Greve em Aveiro com 90% de adesão


16 de janeiro de 2023

17/jan — Aveiro

Depois do arranque em Lisboa, no dia 17, a greve nacional terá incidência distrital em Aveiro. O dia de luta começa na Escola Mário Sacramento (08h30), em Aveiro. A partir das 10h30, docentes em greve juntar-se-ão na Praça Melo Freitas e às 11h, haverá informações sobre o decurso da greve no distrito e intervenções a cargo das organizações sindicais.

Concentração — Aveiro, Praça Melo Freitas (17/jan, 11h)

 

Anexos

Porto (cartaz) Vila Real (cartaz) Viana do Castelo (cartaz) Bragança (cartaz) Braga (cartaz) Aveiro (cartaz)

Partilha