25.º Aniversário: Carta aos sócios e outros amigos do SPN

Em 25 anos de intensa actividade sindical vive-se muito. E se é verdade que o projecto sindical que mobilizou as vontades dos primeiros se pode considerar hoje já bem sedimentado, pesem os erros cometidos em vivências únicas, sempre tão generosas como enriquecedoras, estamos, todos os de hoje, a recriá-lo, a fortalecê-lo e a impulsioná-lo com a consciência de que a vida corre e os desafios que enfrentamos são sempre diferentes.

À fase actual, sabemo-lo, corresponde a mais brutal ofensiva contra a educação, os professores e o sindicalismo perpetrada por um governo que, emanado da democracia, a ignora cada vez mais, num desempenho autoritário e prepotente, indigno dos ideais que abraçamos num cada vez mais longínquo dia de Abril.

No entanto, a verdade é que fazemos neste mês de Novembro 25 anos de vida como sindicato. E o acumulado capital de experiência, de combatividade, de reflexão, de lucidez, mas também de determinação e de luta, garante-nos que o nosso SPN continuará a enfrentar todos os desafios com a mesma firmeza de sempre, organizando e orientando a resposta dos professores às diatribes deste Governo.

Comemorar 25 anos de existência é bom. Mas é melhor ainda se o fizermos rodeados de todos os muitos amigos que soubemos fazer ao longo do tempo. Velhos e novos dirigentes, delegados sindicais deste e doutros tempos, todos os professores associados, desde os que aderiram a este projecto logo à primeira chamada aos que só agora estão a chegar a este grande colectivo que é o Sindicato dos Professores do Norte, dirigentes de outros sindicatos e da nossa Federação, outros dirigentes sindicais e tantos, tantos amigos que a nós juntam quantas vezes a sua voz, os seus contributos e até as suas críticas, todos estes se devem sentir convidados sem convite individual, porque estão naturalmente envolvidos em todo o programa de comemorações que a actual Direcção organizou para este ano. Todos serão bem-vindos e a todos gostaríamos de ver por perto em qualquer, ou em todas, das iniciativas previstas e divulgadas noutro espaço desta página.

Façamos pois das comemorações dos 25 anos do SPN um grande ponto de encontro, mas também um momento único de unidade e uma demonstração clara da vitalidade de um projecto sindical que tem ainda muito para dar aos professores e à Educação neste país.

O Coordenador do SPN

Abel Macedo

Partilha