Comunicado dos docentes da UM

Caros/as Colegas,

Na sequência da reunião de 7 de Novembro, convocada pelo SPN/FENPROF e pelo SNESUP na Universidade do Minho, os professores aí presentes, além de apelar à participação na greve de 14 de Novembro, consideram importante a prossecução da análise da situação na comunidade académica e no país. 

O Orçamento de Estado para 2013 põe em risco a autonomia e o funcionamento das instituições e dita medidas gravosas para docentes, funcionários e estudantes: dos dois subsídios ‘saqueados’ em 2012, um deles é ‘devolvido’ mas logo retirado e agravado pela subida do IRS entre 20 a 34%; a Educação sofre o corte de 700 milhões de euros, com as instituições do ensino superior a serem fortemente atingidas em cerca de 100 milhões, acrescendo assim para 2013 mais um corte em média de 9,4%.

O próprio ECDU não é respeitado pelo Ministério de Educação e Ciência: o não provimento da categoria de Professor Auxiliar e o congelamento do pagamento do correlativo diferencial a colegas doutorados em 2011 e 2012, assim como do diferencial a pagar a colegas agregados nos mesmos anos. Depois de ter reconhecido o incumprimento da lei, o Ministro não cumpre a palavra dada e volta atrás, obedecendo ao Ministro das Finanças.

A esta realidade acrescem no clima das Escolas/Institutos e Departamentos, nomeadamente na Universidade do Minho, situações de polivalência de funções, insustentáveis controlos burocrático-informáticos, aumento e sobrecarga de horários, avaliações de desempenho sem consequências remuneratórias, stress e ansiedade em carreiras bloqueadas, corrosão do espírito de colegialidade, preferência pela manutenção ou contratação de professores convidados, enquanto força de trabalho mais barata e eventualmente dispensável.      

O SPN/FENPROF e o SNESup, bem como todos os presentes na reunião, denunciam a gravidade da situação e apelam à adesão à Greve Geral, marcada para 14 de Novembro. Convocamos todos os docentes para uma manifestação junto do Prometeu no dia 14 de Novembro, quarta-feira, por volta das 10h da manhã ou, estando a chover, no hall de entrada do CPII.

SPN/FENPROF e SNESup

Pela Comissão de professores presentes na reunião de 7 de Novembro

Manuel Carlos Silva 

Partilha