Encontro Nacional do Ensino Secundário
Sindicato dos Professores do Norte / FENPROF |
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Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social 30 e 31 de Janeiro de 2003
PROGRAMA Dia 30 de Janeiro10H30 ? Recepção aos participantes11H00 ? Sessão de Abertura 11H30 ? 1.º Painel: Finalidades e Objectivos do Ensino Secundário 12H30 ? Debate- Qual o papel do Ensino Secundário: via de prosseguimento de estudos e preparação para o Ensino Superior ou, primordialmente, via de preparação para a vida activa? - Que medidas para garantir uma taxa de escolarização universal para a actual escolaridade obrigatória de 9 anos e um aumento significativo do sucesso educativo? - Que finalidades e objectivos devem sustentar o alargamento do ensino obrigatório para 12 anos de modo a alcançar-se uma efectiva democratização do ensino secundário? - Essa democratização poderá ter sentido se não for articulada com uma oferta de emprego compatível? - Que estrutura sequencial para o sistema educativo e como deve ser nela inserido o actual ensino secundário? - Como ultrapassar a actual situação de escolha massiva dos alunos dos Cursos Gerais (agora, científico-humanísticos), em detrimento dos Cursos Tecnológicos? 13H30 ? Intervalo para almoço15H00 ? 2.º Painel: Modelo Organizacional e Estrutura dos Cursos 16H00 ? Debate- Como sustentar adequadamente a articulação entre as vias que o ensino secundário oferece? Qual o papel da permeabilidade entre as diferentes vias e entre os cursos da mesma via? - Que parâmetros a ter em consideração visando racionalizar o número de cursos gerais e de cursos tecnológicos? - Qual a relação do Ensino Profissional e do Ensino Artístico com o Ensino Secundário? - Qual o lugar da Formação Vocacional no Sistema Educativo português? - Como é que a mudança de paradigma de uma sociedade industrial para uma sociedade de informação e do conhecimento se reflecte no modelo e na estrutura dos cursos? - Como é que se assegura idêntica qualidade às duas vias, para além do tronco comum da Formação Geral? 17H00 ? Pausa para café17H30 ? 3.º Painel: Matriz Curricular dos Cursos e Programas das Disciplinas 18H30 ? Debate- Quais as disciplinas fundamentais para a Formação Geral? - Que compatibilidade existe entre as exigências dos Cursos do Ensino Superior e a opcionalidade da Formação Específica dos Cursos Gerais? - As horas semanais dedicadas às TIC são suficientes? E relativamente à Área de Projecto e Projecto Tecnológico? - Como compatibilizar as aulas de 90 minutos com a extensão dos programas das várias disciplinas? - Os programas já aprovados são compatíveis e exequíveis com as finalidades e objectivos do Ensino Secundário e com o sistema de acesso ao Ensino Superior? - Será compatível a estrutura curricular dos Cursos Tecnológicos com a dos Cursos das Escolas Profissionais? Dia 31 de Janeiro de 200310H00 ? 4.º Painel: Avaliação dos Alunos e Acesso ao Ensino Superior 11H00 ? Debate- Qual o papel da avaliação diagnóstico no início do 10.º ano? - Que função irão desempenhar os novos exames do 9.º ano (a Português e Matemática))no leque de escolhas dos alunos do Ensino Básico quando ingressam no Ensino Secundário? - Qual o peso das provas globais e dos exames finais relativamente à avaliação contínua, quer na determinação da média de frequência, quer no acesso ao Ensino Superior? - Em que condições é que os Cursos Tecnológicos dão acesso ao Ensino Superior? - Qual o papel das instituições de Ensino Superior na definição do perfil e na escolha dos seus alunos? - Que saberes e competências deve ter um aluno para ingressar no Ensino Superior? 12H00 ? Intervalo para almoço14H00 ? 5.º Painel: Perfil do Professor, Condições de Trabalho e Avaliação das Escolas 15H00 ? Debate - Que exigências de formação, habilitação e perfil deontológico e sócio-profissional deve ter o docente do Ensino Secundário? - Que condições de trabalho devem existir nas Escolas Secundárias, relativamente ao número de alunos por turma, desdobramento de turmas, e tipos de equipamento específico necessários ao cumprimento dos programas? - Como deve ser supervisionado o trabalho a nível pedagógico nas Escolas Secundárias? - Que tipo de autonomia e gestão deve existir nas Escolas Secundárias? - Para que é que servem os rankings de Escolas? - Que tipo de avaliação do trabalho deve ser feito nas Escolas Secundárias? 16H00 ? Sessão de Encerramento· Docentes convidados para dinamizar os painéis: - Alberto Ornelas (Escola Secundária Fontes Pereira de Melo) - Alfredo Reis (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) - Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho) - Almiro Lopes (Escola Secundária Marquês de Pombal) - António Silva Pereira (Escola Secundária Fontes Pereira de Melo) - Domingos Fernandes (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) - José Matias Alves (Escola Secundária de Gondomar) - Lurdes Silva (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) - Manuel Pereira dos Santos (Departamento de Física da Universidade de Évora) - Manuela Esteves (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) - Manuela Mendonça (Escola Secundária Augusto Gomes) - Maria Odete Valente (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) - Paulo Rodrigues (Escola Secundária Fernão Mendes Pinto) - Rui Trindade (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) Ficha de Inscrição Nome_______________________________________________________Morada_______________________________ Concelho_______________ Distrito___________________ Código Postal_______________________ Telef.___________ Telemóvel__________E-mail____________________ Sócio n.º_________ Sindicato_________________________ (Grátis) Não sócio: 50 ? Cheque n.º___________ do Banco___________________ (Prioridade aos sócios dos Sindicatos da Fenprof) Necessita de transporte: Sim Não Necessita de alojamento: Sim Não(Só para sócios) (Só para sócios) Inscrição até 24 de Janeiro de 2003 Devolver para FENPROF: Rua Fialho de Almeida, n.º 3 ? 1070-128 LISBOA ou para a Sede e Delegações dos Sindicatos que a integram. Também pode ser usado o E-mail. Dispensa ao abrigo do Despacho n.º 185/92
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