Resultados do inquérito sobre educação inclusiva
16 de março de 2019
Estudo da Fenprof sobre a implementação do novo regime de educação inclusiva revela
Em 1/4 das escolas/agrupamentos, os alunos com NEE perderam apoios
No dia 16 de março, a Fenprof promoveu um Seminário sobre a educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018), onde apresentou e debateu os resultados do estudo, promovido pela Fenprof nas escolas de todo o país e que vem comprovar muitos dos alertas e críticas da Federação à implementação deste novo regime.
Desde logo, a data da sua implementação, com 87,3% dos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) a considerarem que a publicação tardia do diploma dificultou a organização das escolas e a aplicação do novo regime e 69,3% a afirmarem que o governo deveria ter adiado por um ano a implementação.
Uma das principais dificuldades identificada pelos AE/ENA é a falta de recursos: quase 80% (79,3%) afirmam não terem os recursos necessários para a implementação do novo regime, desde assistentes operacionais (64,6%), terapeutas (63,3%), docentes especializados (55,3%) e psicólogos (39,3%).
Consultar resultado so estudo da Fenprof | Para mais informações consultar o artigo no sítio da Fenprof
04 de março de 2019
Ação acreditada ao abrigo do despacho 5741/2015, de 29 de maio (6 horas).