FENPROF vai reunir com MEC para debater o Ensino Superior e a Investigação

 

O Ensino Superior, a Ciência e a Investigação serão áreas muito afetadas pelos violentos cortes que o governo, por decisão da troika, decidiu impor à Educação e à Ciência em Portugal.

Por esse motivo, são as instituições a sofrer, com mais cortes orçamentais, serão as famílias a serem chamadas a suportar, ainda mais, os custos da frequência dos seus filhos, são os docentes e investigadores sobre quem se abatem situações de crescente precarização e de desemprego, são as próprias populações que poderão ver fechar instituições que as servem, que são insubstituíveis, sobretudo em regiões do interior por norma mais discriminadas, mas que não cabem nas contas da troika e do governo. São, ainda, os docentes que, há muitos anos, se encontram impedidos de progredir e cujos rendimentos estão agora a regredir para níveis do século passado.

Tudo isto e mais algumas questões, foram motivos que levaram a FENPROF a reunir com o Secretário de Estado do Ensino Superior, em julho, mas, nessa altura, tendo sido empossado há pouco tempo, foram poucas as respostas obtidas. Ficou prevista nova reunião para setembro ou outubro, mas só agora se irá realizar e por pressão da Federação Nacional dos Professores, em particular do seu Departamento de Ensino Superior.

A FENPROF pretende que, nesta reunião, também esteja presente a Secretária de Estado para a Ciência, esperando sair com respostas concretas sobre o futuro dos profissionais e das instituições do setor, mas, essencialmente, o próprio futuro deste setor que todos consideram estratégico para o futuro do país mas, quando chega à hora da verdade, os atos dos governantes não correspondem aos seus discursos e, normalmente, às suas declaradas boas intenções.

Dada a importância da reunião, a FENPROF convida os/as Senhores/as Jornalistas a estarem presentes no dia 17 de Janeiro, terça, pelas 10 horas, nas instalações do MEC, sitas na Estrada das Laranjeiras. A delegação da FENPROF integrará, para além do Coordenador Nacional do Departamento de Ensino Superior, os Coordenadores para o Ensino Superior em cada região sindical e também os Presidente do Conselho Nacional e Secretário-Geral da FENPROF.

O Secretariado Nacional da FENPROF

13/01/2012

Partilha