GREVE GERAL - 22.março.2012

Os Professores do Norte e a Greve Geral

 A Direção do Sindicato dos Professores do Norte saúda todos os professores que hoje aderiram à greve geral, juntando a sua voz ao protesto dos restantes trabalhadores portugueses, contra a ruinosa política de empobrecimento e de retirada de direitos laborais e sociais, que está a tornar a sociedade portuguesa cada vez mais desigual e mais injusta. 

O facto de esta greve se realizar no penúltimo dia de aulas do 2º período condicionou a participação dos professores na mesma, pela concentração nestes dias do trabalho de avaliação dos alunos e também pelo facto de muitas escolas terem atividades há muito programadas para esta semana. Essa é uma das razões pelas quais a adesão dos professores a esta greve acaba por se situar abaixo do que seria desejável e necessário tendo em conta os motivos que levaram à sua convocação.

Apesar disso, há várias escolas da região fechadas ou com um funcionamento irregular e esperamos que a resposta do conjunto dos trabalhadores de todos os setores profissionais, pelos níveis de adesão à greve mas também pela participação nas concentrações que se realizarão um pouco por todo o país, constitua um marco importante da luta dos trabalhadores portugueses contra as medidas recessivas que estão a ser seguidas e por políticas alternativas para a saída da crise que atravessamos.

A luta nesse sentido não se esgotou no dia de hoje. Prosseguirá, seguramente, e contará com a ação comprometida do Sindicato dos Professores do Norte.

A Direção

Porto, 22 de março de 2012

 

 


 

Partilha