MANIFESTAÇÃO ENVOLVE MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Hoje, 18 de Outubro, aproveitando a Cimeira dos Chefes de Governo da União Europeia que hoje se realizou em Lisboa, a CGTP convocou uma manifestação com o objectivo de lutar contra «o aumento das desigualdades sociais» e por «uma Europa social - emprego com direitos». A manifestação, que se iniciou por volta das 15 horas e terminou no Parque das Nações, teve a participação de mais de 200.000 trabalhadores, sendo uma das maiores manifestações dos últimos 20 anos em Portugal.

A manifestação teve inicio quase ao mesmo tempo em que o primeiro-ministro José Sócrates anunciava o acordo de princípios para flexibilizar o mercado de trabalho na União Europeia.

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, no final da manifestação, pôs em relevo esta «extraordinária expressão da vontade do povo português e dos trabalhadores portugueses» que reuniu, nas ruas de Lisboa, mais de 200.000 cidadãos em defesa dos direitos do trabalho e dos trabalhadores.

No discurso de encerramento, Carvalho da Silva referiu-se ao esforço que Sócrates tem vindo a fazer em Portugal para isolar e combater os sindicatos, criticando vigorosamente a política neoliberal e anti-sindical do actual Governo Português.

jps

Partilha