SPN solidário com as reivindicações dos estudantes do ensino superior

O Departamento de Ensino Superior do Sindicato dos Professores do Norte saúda vivamente as manifestações de estudantes do Ensino Superior convocadas para hoje.

Também o SPN está indignado com as políticas para o ensino superior público, que afectam toda a comunidade académica.

A política economicista de sujeição ao mercado e à troika está a colocar em causa a missão pública do ensino superior.

O SPN há muito denuncia e repudia a desresponsabilização do Estado, a falta de financiamento, o aumento do valor das propinas, e o ataque à acção social escolar, que estão a levar à elitização do acesso ao ensino superior. Como refere o Manifesto dos estudantes, Portugal é um dos países em que maior percentagem do rendimento é destinada a custear as despesas de frequência do Ensino Superior.

O encaminhamento dos estudantes para o recurso a empréstimos bancários é, sobretudo no contexto actual, uma afronta. Num país que tanto precisa dos seus jovens qualificados, a sugestão da emigração é um absurdo.

O aumento generalizado do preço dos transportes públicos e o fim dos passes escolares é mais uma medida que agrava as condições de frequência do ensino.

Assistimos diariamente ao aumento do abandono escolar por razões financeiras. É inaceitável.

O Estado está a ignorar o papel estratégico do ensino superior no desenvolvimento do país e a demitir-se de cumprir os objectivos que Portugal assumiu no âmbito da qualificação da população.

Solidário com os estudantes reunidos hoje em Lisboa e noutros locais do país, também o SPN reivindica:

  1. A reposição do passe escolar
  2. Um regulamento de atribuição de bolsas e uma Acção Social mais justos
  3. Mais financiamento para as instituições de Ensino Superior
  4. Fim dos consecutivos aumentos das propinas

É cada vez mais importante que toda a comunidade académica se una na defesa do ensino superior público de qualidade e, como manda a Constituição da República Portuguesa, tendencialmente gratuito.

Não desistam!

Saudações académicas,

Departamento do Ensino Superior do SPN

22.nov.2012

Partilha