Violência em contexto escolar exige respostas

3 de dezembro de 2021

Comunicado do Sindicato dos Professoresdo Norte (SPN)

O Sindicato dos Professores do Norte (SPN) vem por este meio expressar publicamente a sua preocupação com o clima gerado na comunidade educativa, na sequência dos recentes acontecimentos na EB2/3 SEC de Valença (sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho), marcados por um episódio de violência entre dois grupos de alunos, do qual resultaram quatro feridos: dois alunos e duas funcionárias da escola.

A nossa inquietação é acrescida, dado que já não se trata de um caso isolado, considerando o crescente número de notícias que, a nível nacional, têm vindo a público sobre violência em contexto escolar. Concretamente, no agrupamento de escolas em questão, em 2016 e 2019, registaram-se já outros episódios de violência, acentuando o sentimento de insegurança de todos os que frequentam e trabalham neste espaço.

É nossa convicção que estas manifestações de violência, não podendo ser dissociadas do ambiente desagregador que se vive na sociedade em geral, merecem uma resposta que, entre outras medidas, passa pelo reforço dos profissionais nas escolas, como sejam os auxiliares de ação educativa, para um melhor acompanhamento dos alunos fora das salas de aula, ou os psicólogos escolares, para o devido acompanhamento de comportamentos violentos. É urgente que a tutela reconheça este problema na sua devida dimensão e atue em conformidade, tomando medidas no sentido de garantir a segurança quer dos trabalhadores (assistentes operacionais, técnicos e professores), quer da comunidade escolar em geral.

Concluímos, manifestando a nossa especial solidariedade com as funcionárias agredidas no desempenho das suas funções, mas também com toda a comunidade afetada por este clima de insegurança a que urge pôr cobro através da devida resposta política.​

 

Porto, 3 de dezembro de 2021

A Direção do SPN

Partilha