DPA/SPN a caminho de Chaves (23/set)

25 de agosto de 2022

O Departamento de Professores Aposentados do Sindicato de Professores do Norte (DPA/SPN) continua em busca do património. Desta vez visita o concelho de Chaves. É no dia 23 de setembro e as inscrições são até 10 de setembro, devendo o interessado manifestar o local onde pretende entrar no autocarro.


INSCRIÇÕES


  

O DPA/SPN tem vindo a promover várias iniciativas culturais e de convívio, a que designa, genericamente, de “Em busca do Património”.

A visita ao concelho de Chaves insere-se neste projeto de ir mais longe no conhecimento e divulgação da história coletiva deste povo, do resgate de memórias, mesmo das mais incómodas, como as que aconteceram em várias localidades da raia de Portugal com a Galiza, reveladoras de violência extrema e assumidas cumplicidades das ditaduras de Salazar e de Franco.

  • Ir “Em busca do Património” e revisitar os locais da “Guerra de Cambedo” é motivo de reflexão, 76 anos depois, sobre o que era a verdadeira face do fascismo, num tempo em que, com outras roupagens e atuando em outros contextos, a extrema direita faz caminho por toda a Europa.
  • Ir “Em busca do Património” é, também, visitar as origens ancestrais de Aquae Flaviae, ver o Museu das Termas Romanas, admirar a modernidade da criação artística do nosso tempo, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, e usufruir de um repousante passeio pelas margens do Rio Tâmega.
  • Ir “Em Busca do Património” é, igualmente, saborear a excelente e autêntica cozinha portuguesa, feita de sabores ancestrais, transmitidos, ao longo de gerações.

Anexos

DPA – Convite Chaves (frente) DPA – Convite Chaves (verso) DPA – Chaves (cartaz)

Partilha