29.º aniversário: o Sindicato dos Professores do Norte está de Parabéns!

Partilha

A história tem que ser contada e em jeito de Posição Editorial da Equipa que gere este cantinho Web do SPN, pensamos que está na hora de começar. Há documentos, há pessoas, há memórias. Não as podemos perder. O desafio fica lançado. Por agora vamos deixar, em dia de Parabéns a Nós, SIndicato dos Professores do Norte, alguns documentos que marcam o arranque do nosso SPN!

 

"Todas as intervenções efectuadas no decorrer daquela reunião, a maior reunião sindical realizada nos últimos anos, bem como as opiniões que por diversas formas tinham chegado à Comissão de Professores para a defesa da democracia sindical mostraram que os professores do Norte não possuem um sindicato de classe, representativo de todos os professores, democrático e independente, dado que o SPZN, pela sua política de enfeudamento aos interesses partidários da sua direcção e pela sua actuação autoritária, de cúpula e antidemocrática, há muito deixou de ser um verdadeiro sindicato" (in Folha Informativa Nº 1, sobre a reunião de Professores de 15 de Outubro de 1982, que havia decidido criar o SPN)

Nas imagens que agora publicamos, é possível conhecer as palavras e as ideias que estiveram na base da criação do SPN e também os nomes das mulheres e dos homens que fundaram o SPN.

Boletim Informativo nº 1: Página 1 | Página 2

Anexos

assembleia_15_nov_82-b folhainformativa1