Mais de mil bolseiros e investigadores em Lisboa (16/mai)
17 de maio de 2023
Lisboa assistiu, no dia 17 de maio (terça-feira), à maior manifestação de sempre do setor da Ciência em Portugal. Mais de mil bolseiros, investigadores, mas também docentes e outros trabalhadores científicos, desfilaram desde a Reitoria da Universidade de Lisboa até ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) contra a precariedade na Ciência. A manifestação aconteceu no Dia Nacional do Cientista e foi promovida por um conjunto alargado de entidades, o que demonstra a transversalidade das reivindicações destes trabalhadores e a urgência na resolução dos problemas identificados e justifica a enorme participação dos trabalhadores científicos na iniciativa.
Os manifestantes exigiram a revogação do estatuto de bolseiro, contratos de trabalho, melhores condições de vida e de trabalho, a incorporação na carreira de investigação, um reforço do financiamento do ensino superior e da ciência e a revisão do regime jurídico das instituições de ensino superior (RJIES), entre outras reivindicações.
Pela voz do seu secretário-geral, a Fenprof declarou que, mais do que necessário, era urgente que os investigadores viessem para a rua, porque esta situação já se arrasta há demasiado tempo sem soluções e está a atingir níveis insuportáveis.
No MCTES, uma delegação das estruturas promotoras do protesto foi recebida pela assessoria de imprensa a quem entregaram um documento com as suas principais reivindicações, como explicou Bárbara Carvalho, presidente da ABIC.
Considerando que "Ciência de elevada qualidade a baixo custo, sem oferecer um horizonte de esperança é um fracasso nacional", André Carmo (Fenprof), lembrou que há alternativas a esta situação. Haja vontade política para resolver problemas e acabar com a precariedade na Ciência.
Ver fotografias da manifestação
09 de maio de 2023
Manifestação contra a precariedade na ciência (16/mai) — Inscrições
Manifestação contra a precariedade na Ciência14h — Reitoria da Universidade de Lisboa até ao MCTESInscrições (autocarro)Sócios do SPN/Fenprof: gratuito; não sócios: 10€ |
Ver notícia sobre conferência de imprensa de 11 de maio de 2023
03 de maio de 2023
Dia Nacional do Cientista, 16 de maio, 14 horas
Reitoria da Universidade de Lisboa ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), em conjunto com os Investigadores da FCUL, a LUPA - LAQV & UCIBIO Postdoctoral Association, a ITQB Post Doctoral Association, o Núcleo de Investigadores do Instituto Superior Técnico (NInTec), o Núcleo de Bolseir@s, Investigador@s e Gestor@s de Ciência da NOVA FCSH, o Núcleo de Investigadores do ISCTE e a Rede de Investigadores Contra a Precariedade Científica, convocam todos os trabalhadores científicos a comparecer, no dia 16 de maio, pelas 14 horas, em frente à Reitoria da Universidade de Lisboa, para uma manifestação com destino ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Esta é uma manifestação nacional contra a precariedade na ciência, dirigida a todos os trabalhadores científicos, independentemente do seu tipo de vínculo laboral, da sua função ou do seu grau académico. Partindo de um conjunto de reivindicações que poderão consultar no documento abaixo, pretende-se que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e as Instituições de Ensino Superior e Ciência deem uma resposta efetiva e imediata que ponha fim à precarização dos vínculos que abrange investigadores (com contrato, bolsa ou vínculo pontual), falsos docentes convidados, gestores e comunicadores de ciência e técnicos de investigação.